
22 de fev. de 2024

26 de mar. de 2022


20 de set. de 2020
Fisioterapeuta
A auriculoterapia vem da medicina chinesa, onde temos a representação de todo corpo em pontos da orelha e ao estimular um ponto específico podemos tratar doenças e sintomas na parte do corpo correspondente.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), é uma terapia de microssistema, pouco invasiva, que atua no âmbito físico, mental e emocional.
A estimulação na orelha é realizada, principalmente, através de sementes de mostarda que ficam ali por alguns dias, mas pode ser usado micro agulhas, cristais, infravermelho, etc. Normalmente é indolor, mas alguns pontos, dependendo da situação, podem sim gerar um incomodo, mas nada que impeça o tratamento.
Como temos na orelha a representação de todo o corpo, é possível tratar doenças físicas e emocionais, buscando equilibrar as funções do corpo. É uma terapia muito usada para tratar dores, problemas articulares, motores, doenças respiratórias e transtornos emocionais como vícios, ansiedade e depressão.
A auriculoterapia também contribui para alívio de sintomas de diversas patologias como enxaqueca, distúrbios hormonais, compulsão alimentar, alergias, entre outras.
É um tratamento fácil, rápido, com raros efeitos colaterais, pouquíssima dor e abrange um leque enorme de patologias a serem tratadas.
Sempre que acho necessário, quando pode trazer benefícios para o paciente e ele aceita, uso a auriculoterapia como parte do tratamento.